Destaques da Sessão de África

A Câmara Municipal organizou nesta sexta-feira, às 9h, na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, sessão especial em homenagem ao Dia de África. O evento, que contou com a participação dos embaixadores de Angola, do Congo e da Nigéria, foi prestigiado pela sociedade civil organizada e autoridades municipais e estaduais.




CURTAS


Sucesso A sessão do Dia de África foi, na mais pura plenitude da palavra, um sucesso. Primeiro, porque reuniu um público expressivo e, depois, inseriu na agenda governamental de Camaçari a necessidade de agilizar ainda mais políticas públicas para a comunidade negra.


MOVIMENTO NEGRO


Com boa presença na sessão, as entidades do movimento negro tiveram um importante ganho com o Dia de África. Diante da grande demonstração de força social, a Coordenação de Promoção da Igualdade Racial (Copir), órgão criado pela atual administração, deve ter, em um cenário de reeleição do prefeito Luiz Caetano, sua estrutura ampliada e, consequentemente, fortalecida.


PONTO POSITIVO


A Câmara Municipal propôs à sociedade, através da realização do Dia de África, um brinde a democracia. Poucas vezes na história do município, se viu um evento do legislativo tão participativo e bem organizado. Palmas para a Mesa Diretora da Casa e, principalmente, à presidente Luiza Maia, autora do requerimento que deu origem a sessão especial.


IMPROVISO INTERNACIONAL


O adido cultural de Angola Jose Lamartine, que nas horas vagas atua como cantor, foi, juntamente com a platéia da Cidade do Saber, protagonista de um grande número musical. Mesmo no improviso e sem acompanhamento de instrumentos, o diplomata, que - diga-se de passagem - é bem afinado, entoou uma canção símbolo da integração africana. O publico acompanhou e a cena foi emocionante.


MUNANGA I


Simplicidade, sabedoria e humildade. Essa é a tríade que melhor sintetiza o jeito de ser do professor Kabengele Munanga, palestrante da sessão do Dia de África. Em pouco mais de meia hora, o antropólogo, que desde os anos 80 é titular da Universidade de São Paulo, falou, entre outras coisas, do mito da democracia racial. Munanga também fez críticas a alguns dos métodos utilizados no sistema pedagógico predominante no país.


MUNANGA II


Kabengele Munanga fez de um tudo em Camaçari. Participou de encontro com gestores escolares, de bate-papo com o movimento negro, da sessão especial no teatro da Cidade do Saber e, por fim, de almoço no Terreiro de Jauá.


ÁFRICA NA ESCOLA


Cerca de 150 professores da rede municipal de educação, todos integrantes do curso de capacitação para o ensino de conteúdos relacionados à história da África, participaram da sessão. Para eles, a palestra do professor Munanga foi um deleite. Muitos foram os que tiraram fotografias com o "mestre" depois do encerramento dos trabalhos legislativos. Enfim, viveram um verdadeiro momento "tiete", inclusive eu, rss. Olha a minha foto com o embaxador de Angola, Leovigildo da Costa e Silva!

0 Pessoas já falaram, agora é a sua vez!:

Seguidores

O que eles falam:


Quantos já espiaram?

Boca da Discórdia

Blog da Aline

Blog da Meg

Blog do Rudd