PROFISSÃO: Repórter fotográfico


Para os amantes da fotografia, o dia 19 de agosto é uma data muito especial, afinal, a data comomemora o Dia Mundial da Fotografia. Ah! Na mesma data comemora-se, também, o Dia do Fotógrafo, também pudera, não é mesmo? Se não houvesse o fotógrafo, a máquina não faria o trabalho sozinha.


Se você for analisar a foto não é simplesmente um retrato, mas é na verdade a prova de um fato, um acontecimento. Capturado o momento, estará guardado, registrado e comprovado para sempre. Por meio da fotografia, o homem encontrou uma das formas mais perfeitas e práticas para gravar e reproduzir suas manifestações culturais, sentimentos, visões.


UM POUCO DE HISTÓRIA



A fotografia foi anunciada ao mundo em 19 de agosto de 1839, daí o motivo da data, oficialmente, consagrando a invenção do Daguerreótipo, nominho complicado... Mas trata-se do primeiro aparelho a fixar a imagem fotográfica, criado pelo francês Louis-Jacques Mandé Daguerre . No ano seguinte, foram feitas as primeiras fotos.


Já no Brasil a novidade chegou em 16 de janeiro de 1840, e as primeiras exposições aconteceram no Hotel Pharoux, no Rio de Janeiro. Desde então, a tecnologia permite cada vez mais a evolução das imagens, principalmente com a câmera digital. Hoje, é possível fotografar até debaixo d’água. E mais, tem umas máquinas que bastam captar um sorriso que sai disparando seus flashes, rss.


MAS E O TÍTULO??


Caracas!! Quase esqueço. Bem, há uma confusão nessa onda de datas, viu. É que o Dia do Fotógrafo também é comemorado em 8 de janeiro. Mas há controvérsias. Alguns calendários registram 6, 7, 8 e até 9 de janeiro como dia do fotógrafo, dia da fotografia, dia nacional do fotógrafo, dia mundial do fotógrafo, respectivamente. Já no dia 19 de agosto, comemora-se o dia mundial da fotografia. Também há quem afirme que este é o dia do fotógrafo, pense na complicação! Possivelmente, as datas em Janeiro referem-se à chegada do Daguerreótipo no Brasil, fato que aconteceu no primeiro mês do ano de 1840, exatamente no dia 16.


De uma coisa eu sei. Amanhã, dia 02 de setembro, comemora-se o Dia do Repórter Fotogáfico. Eles são os profissionais que registam imagens com uma máquina fotográfica que, em regra, servem para fazer capa de uma publicação, ilustrar um texto jornalístico ou, simplesmente, fazer uma história à volta dessa imagem. Resumindo: Eles são feras no que fazem!


Parabéns pelo seu dia. Fica aqui minha homenagem a


Antônio Saturnino - Correio da Bahia

Léo Azevedo - Estadão

Josué Marinho - Unibahia
Jozinaldo Souza - Camaçari

Marvin Kenndy - Lauro de Freitas

Herics Trabuco - Camaçari

Paulo Mocofaya - Camaçari

Nelinho Oliveira - Camaçari

Saadia Souza - CN1.com.br

Rejane Carneiro - A Tarde


E a todos os outros que fazem parte dessa história.
* Informações do Jornal Populoso.

1 Pessoas já falaram, agora é a sua vez!:

Unknown disse...

Obrigada meu querido pela homenagem!!
Fiquei emocionada!
Valeu mesmo

Seguidores

O que eles falam:


Quantos já espiaram?

Boca da Discórdia

Blog da Aline

Blog da Meg

Blog do Rudd