Googlear, um novo verbo


Quem nunca na vida se deparou com uma palavra de difícil grafia? Ou de significado desconhecido? Ou simplesmente ter que fazer uma redação sobre uma pessoa/tema e não conhecer nada a respeito? Pois bem, todos um dia já passaram por isso. Mas essa realidade tem mudado de forma gradativa. Acabou aquela "onda" de pedir auxílio do léxico, a onda agora é "Googlear". Desde o grande "boom" da internet e a crescente tentativa de monopólio do Google, a vida dos internautas tem mudado. Tudo agora é Google!

A palavra é nova, mais um anglicismo, que muito em breve será aceita pela norma culta. Pode virar até verbo, acredite. Já pensou, daqui a uns anos você aprender a nova conjugação: Eu googleio, tu gogleias, ele googleia, nós googleamos, vós googleais... Será o hit do momento. O fato do Google ser reconhecido mundialmente, sem dúvidas torna a marca muito poderosa, o poder é tamanho, que o termo Googlear já foi inserido em alguns dos principais dicionários americanos. Brinque!

Lá nos Estates, rss, o termo já é banal porque as pessoas utilizam “googlear” para qualquer busca na internet, não importa se eles estão no Yahoo, MSN ou Altavista, virou moda, os americanos utilizam o termo no dia-a-dia e já o adotaram como padrão, que soa muito bem. Ah! Só para lembrar, outro caso semelhante ocorre com a Apple, que lançou e popularizou o iPod. Hoje, qualquer um que não possui muita informações sobre a tecnologia, consideram um simples MP3 um iPod, isso causa problemas para a publicidade da marca.

Mais é fato, que, logo, logo Googlear será verbo aqui no Brasil. Um exemplo prático é a marca da máquina de mecanografia (fotocópia) que hoje é parte integrante do nosso tão complicado léxico. A palavra XEROX, hoje é verbete de dicionário. Fazendo a vez do soletrando, conjugue aí: Eu xeroco, tu xerocas e por aí vai.

A propósito, devemos Googlear ou não?



0 Pessoas já falaram, agora é a sua vez!:

Seguidores

O que eles falam:


Quantos já espiaram?

Boca da Discórdia

Blog da Aline

Blog da Meg

Blog do Rudd