58 anos de muita história


Enfim, hoje, 18 de setembro de 2008, comemora-se mais um aniversário da Televisão no Brasil. Nesta data, na década de 50, o empresário paraibano Assis Chateubriand Bandeira de Melo, o Chatô, como era conhecido, inaugurava no alto do Sumaré, em São Paulo, a primeira emissora de TV brasileira e da América Latina. Entrava no ar pela PRF-3 a TV Tupi Difosora de São Paulo, iniciava-se alí, uma linda história de amor, como diz Vida Alves.

Com equipamentos importados da empresa norte-americana RCA, Chatô, dá inicio a um novo momento na vida dos brasileiros. Naquele 18 de setembro, foram espalhados pela cidade São Paulo, cerca de 200 aparelhos, para que a população pudesse acompanhar o advento. Uma célebre frase foi dita por uma jovem criança de apenas 5 anos de idade: "está no ar a televisão no Brasil".

ANOS DOURADOS

Naquela época, não existia audiência e toda a programação era improvisada e gerada completamente ao vivo. Os imprevistos ocorriam freqüentemente; somente na inauguração do canal uma câmera importada estragou poucas horas antes de entrar no ar, e todo o programa foi feito com somente uma câmera. Tudo era um sonho.

NOVOS CANAIS

Com o passar dos anos o governo institui o sistema de concessões de rádio e teledifusão. Com isso, a TUPI de São Paulo, inaugura sua primeira sucursal, a TUPI do Rio de Janeiro. Logo mais, surge a TV Paulista, que futuramente se tornou a TV Globo, a TV Record, Excelsior. Surge então a temida concorrência e as pesquisas de IBOP dão os primeiros passos.

TV EM CORES

A novidade começa ser experimentada em 1962. As pioneiras são a Excelsior e a TUPI. Anos mais tarde, com a instalação do satélite da Embratel, a copa do mundo, sediada em terras mexicanas, chega ao Brasil em cores. Outro passo importante para a TV.

FIM DE UM SONHO

Na década de 80 acontece o inesperado. A Rede TUPI fecha as suas portas e leva consigo muitas histórias de quem tanto lutou para erguer este empreedimento que chegou e mudou a vida dos brasileiros. A falência da pioneira dá início a um novo monopólio, o da Rede Globo de Comunicação.

Mas o sonho de Chatô ainda continua vivo. A doação dos equipamentos para a atual Fundação Padre Anchieta, TV Cultura de São Paulo, dá continuidade até os dias de hoje, daquilo que Chatô sonhou fazer da Televisão. Um veículo que além de informar e alegrar, educa.

Pró -TV

Criada em 1995, com o nome de APITE – Associação dos Pioneiros da TV, transformando-se depois em APPITE, agregando os demais profissionais e incentivadores.ça o download:

A idéia partiu de Vida Alves, que reuniu os colegas Walter Forster, Luiz Gallon, Lia de Aguiar, Ana Maria Neumann, Walter Ribeiro dos Santos e Blota Jr..E foi a partir daí que surgiu a associação, que a cada ano aumenta em número de colaboradores.


Em sua sede há um acervo de mais de 2.800 fotos, equipamentos (como a 1ª câmera do Brasil), figurinos de teleteatros e séries (como a roupa do "Capitão 7", da Record), televisores e um acervo audiovisual. Neste acervo, há 160 depoimentos de pioneiros. Todos foram gravados pela própria associação. Grandes nomes como os de Dercy Gonçalves, Dias Gomes, Boni, Eva Wilma, Walter Avancini, João Saad e Arrelia já têm suas histórias registradas.


Hoje conta com o apoio da TV Cultura e Fundação Padre Anchieta e da ABRA - Associação Brasileira de Radiodifusores, composta pela Rede Bandeirantes e Rede TV!.



0 Pessoas já falaram, agora é a sua vez!:

Seguidores

O que eles falam:


Quantos já espiaram?

Boca da Discórdia

Blog da Aline

Blog da Meg

Blog do Rudd