Mais um passo para a acessibilidade


Alguém já ouviu falar em ÁUDIO-DESCRIÇÃO? Enfim, a áudio-descrição é um recurso que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual em cinema, teatro e programas de televisão. No Brasil, segundo dados do IBGE, existem aproximadamente 16,5 milhões de pessoas com deficiência visual total e parcial, que encontram-se excluídos da experiência audiovisual e cênica. O recurso ocupa apenas as brechas dos diálogos, oferecendo detalhes da narrativa, para melhor entendimento da cena.


O SONHO HÁ UM PASSO DA REALIDADE

A portaria 444 do Ministério das Comunicações, que foi publicada em 31 de julho, obriga que em até 90 dias, contados a partir da data de publicação, as emissoras de TV aberta devem colocar em prática o recurso de áudio-descrição.
Inicialmente vão ser disponibilizadas duas horas da programação por meio de um canal suplementar, acionado pela tecla SAP (programação de áudio secundário.)

A acessibilidade nos meios de comunicação é um tema que está em pauta no mundo todo. Os esforços neste sentido visam não apenas proporcionar o acesso a produtos culturais a uma parcela da população que se encontra excluída, como também estabelecer um novo patamar de igualdade baseado na valorização da diversidade.

Fique de olho, fiscalize!

Fonte - http://www.audiodescricao.com.br/

0 Pessoas já falaram, agora é a sua vez!:

Seguidores

O que eles falam:


Quantos já espiaram?

Boca da Discórdia

Blog da Aline

Blog da Meg

Blog do Rudd