Cláudia Magnólia escreve: Quem não conhece dona Zuzu?

A marca registrada dela são as flores que usa para adornar os cabelos. Em passeatas, caminhadas, quando a saúde deixa, ela sempre está lá com um sorriso no rosto acenando para as pessoas.


Aos 81 anos, Adezuíta Pires dos Santos, a dona Zuzu, é uma das pessoas mais conhecidas de Camaçari. Natural de Esplanada, essa mulher alegre veio para o município em 1965, recém-viúva e com quatro filhos. Chegou no tempo em que a cidade “era só um monte de mato com poucas casas”, como ela diz.

Aqui vendeu milho, cana, farinha, entre outros mantimentos. Foi assim que ela sustentou a família e conseguiu construir a casa onde mora no bairro do Natal. Sempre gostou de trabalhar. Quando criança, ajudava os pais na roça. Hoje, confecciona tapetes e almofadas.

Vaidosa, não sai de casa sem enfeites. “Aprendi com minha mãe que quem não se enfeita por si só se enjeita”, diz. Ela não sabe ler nem escrever, mas tem uma explicação. “Mãe dizia que era para não aprender a escrever cartas para os rapazes”, revela aos risos.

Dona Zuzu participa ativamente das atividades realizadas pelo Conviver (Centro de Convivência de Idosos), do qual, segundo ela, perdeu as contas de quantos anos participa. “Gosto muito e virei até quando Deus permitir”, afirma. Popular no local, é querida por todos e inclusive chamada de “vó” por alguns deles. “Me sinto muito feliz, mais feliz do que quando era nova”.


Ela comenta que outro dia, quando estava em um posto médico se queixando de dores na coluna, uma enfermeira lhe perguntou a receita para chegar aos 80 como ela. “Pegue 2 kg de feijão, mocotó de boi e de porco, 1 kg de toicinho, carne de boi com ossinho, 1 kg de peito, coloque tudo para cozinhar numa panela de barro e coma três vezes ao dia”, conta. “Saco vazio não para em pé”, conclui novamente aos risos.

Porém dona Zuzu também diz outra forma para viver muito tempo e o mais importante: viver feliz. “Dê sempre bom dia, boa tarde, boa noite. Peça licença, diga obrigado. Se já vai embora diga até amanhã e se alguém partir fale: vá com Deus. Assim a gente vai vivendo bem”, revela. “Chame sempre por Deus e deseje o bem ao próximo, amando-o como a você mesmo”, completa.

QUEM É?
*Cláudia Magnólia, a Meg, é graduanda em Jornalismo, escreve diariamente para O Camaçari Notícias [www.cn1.com.br] e sempre que pode para o seu blog pessoal [www.pormeg.blogspot.com].

1 Pessoas já falaram, agora é a sua vez!:

Meg disse...

Valeu Henricc! passa no meu blog que eu tô "leiaute"novo hehe

Seguidores

O que eles falam:


Quantos já espiaram?

Boca da Discórdia

Blog da Aline

Blog da Meg

Blog do Rudd