Ceci n'est pas une pipe


De fato, isso não é um cachimbo. Isso vai muito além que um cachimbo, trata-se de uma ilustração que o representa. Complicado isso? Nem um pouco. Graças a semiótica [estudo dos signos, ou seja, as representações das coisas do mundo que estão em nossa mente] que podemos ter essa capacidade de entender a disparidade de cada signo.


Muitos veêm [vou aproveitar, pois daqui a alguns dias serei obrigado a subtrair o acento] a Š€µŸö†Ÿč∆ [Semiótica, ou semeiotiké, para os Gregos] como um monstro devorador. Existem faculdades, principalmente de comunicação, que dispõem de um semestre para debater sobre esta disciplina que é o terror dos alunos. Saussure que o diga.


Ferdinand de Saussure (1857-1913), considerado o pai da semilogia, criou as seguintes definições:


As relações sintagmáticas, as da linguagem, da fala, a relação fluida que, no discurso ou na palavra (parole), cada signo mantém em associação com o signo que está antes e com o signo que está depois, no «eixo horizontal», relações de contextualização e de presença (ex: abrir uma janela, em casa ou no computador)


As
relações paradigmáticas, as «relações associativas», no «eixo vertical» em ausência, reportando-se à «língua» (ex: associarmos a palavra mãe a um determinado conceito de origem, carinho, ternura, amor, etc...), que é um registo «semântico», estável, na memória colectiva.

As definições confudem um pouco a cabeça de nós, pobres mortais. Como se não bastasse vem Freud dizer que as vezes um charuto é apenas um charuto, e agora? Onde está a semiótica?? Muitas vezes, as pessoas é que querem fazer floreados à volta, e recusam a acreditar que, por exemplo, quando alguém diz algo, simplesmente quis dizer o que disse. Complicado isso (?).


Pois bem. Rodei, rodei e cheguei a uma conclusão: Nem tudo é o que parece ser. Portanto, nunca se esqueça da semiologia presente nas palavras, objetos e principalmente nas pessoas.


1 Pessoas já falaram, agora é a sua vez!:

dio disse...

Grande Garoto!!!
Continue assim, inteligente, estudioso e dedicado.
Você merece tudo de bom.

Parabéns!!

Seguidores

O que eles falam:


Quantos já espiaram?

Boca da Discórdia

Blog da Aline

Blog da Meg

Blog do Rudd