Carta aos amigos jornalistas


Caros colegas,

O destino da nossa profissão estará em pauta em Salvador, nos dias 28 e 29 deste mês. O debate acontecerá no I Encontro Estadual de Professores de Jornalismo, que vai acontecer no Auditório da Câmara Municipal de Salvador (na Praça da Sé). A entrada é franca e as inscrições devem ser feitas no local, no dia do evento. A iniciativa partiu de uma equipe de voluntários, reunidos pelo Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, com a intenção de deflagrar um movimento por qualidade na formação em jornalismo na Bahia. Eu estou aqui, de livre e espontânea vontade, manifestando meu apoio a tal acontecimento que traz a tona um tema que preocupa muito a nós, que estamos galgando e também daqueles que galgaram o futuro em busca do diploma.

O debate que contará com a presença não só de docentes, mas também de estudantes da área, discutira o perfil do profissional de jornalismo, as perspectivas para a formação superior, a constituição de novos conglomerados empresariais e o perfil do profissional frente às novas tecnologias, os projetos pedagógicos do curso e a obrigatoriedade do diploma de nível superior para os jornalistas.

PANORAMA - Atualmente existem 23 de cursos de jornalismo autorizados pelo MEC em todo o Estado, dentre estes, apenas quatro são públicos, sendo dois oferecidos pela rede federal e dois pela estadual. Uma das principais questões que será levantada no debate é a atual “algazarra” que existe em torno da obrigatoriedade de diploma para o exercício da profissão no país. Atualmente a discussão sobre o tema está em pauta no Supremo Tribunal Federal, que julga um recurso que pode suspender definitivamente a exigência do diploma, por isso, peço a compreensão de vocês, nobres colegas, aspirantes ou profissionais de jornalismo, que se mobilizem e façam valer os quatro anos que passamos na academia, não permitindo que pessoas sem qualificação, ou preparo concorram de forma desleal conosco.

Fica aqui meu apelo, espero contar com a ajuda de todos.


Sem mais,


Henrique Oliveira


QUEM ESCREVE?

Henrique Oliveira, 21 anos, é estudande do 7º semestre de jornalismo pela Unidade Baiana de Ensino Pesquisa e Extensão - Unibahia.

0 Pessoas já falaram, agora é a sua vez!:

Seguidores

O que eles falam:


Quantos já espiaram?

Boca da Discórdia

Blog da Aline

Blog da Meg

Blog do Rudd